A variante Delta é responsável por 75% dos casos de Covid-19 em Aparecida de Goiânia.

A variante Delta é responsável por 75% dos casos de Covid-19 em Aparecida de Goiânia, segundo levantamento da Secretaria Municipal de Saúde que sequenciou 1.873 amostras de materiais de pacientes diagnosticados com a doença na cidade. Para se ter uma ideia na velocidade de contaminação da variante indiana, em agosto 92% das amostras apontavam a […]


A variante Delta é responsável por 75% dos casos de Covid-19 em Aparecida de Goiânia, segundo levantamento da Secretaria Municipal de Saúde que sequenciou 1.873 amostras de materiais de pacientes diagnosticados com a doença na cidade.

Para se ter uma ideia na velocidade de contaminação da variante indiana, em agosto 92% das amostras apontavam a variante Gamma e 8% da Delta. Na ocasião, a Secretaria Municipal de Saúde identificou o crescimento de uma variação da Gamma, a P.1.7, que correspondia a 60% das amostras analisadas entre os dias 15 e 21 daquele mês.

Agora a Delta assumiu a dianteira. “Preocupados com a disseminação rápida dessas sublinhagens e com a sua gravidade, temos monitorado cuidadosamente a situação e seguimos atentos a quaisquer alterações no cenário da pandemia em Aparecida”, ressalta o secretário de Saúde Alessandro Magalhães.

Monitoramento genético
Ainda segundo o levantamento, há pelo menos 21 mutações do coronavírus em circulação na cidade.

A pasta chegou aos resultados por meio de análises da informação genética contida nas amostras colhidas em pacientes durante a realização do RT-PCR, exame padrão ouro para diagnóstico da Covid, realizado massivamente na cidade. Parte dos que tiveram resultado positivo para o Sars-CoV-2 são selecionados e estudados. Semanalmente novas análises são feitas para monitoramento das variantes em circulação.

Segundo a plataforma Gisaid, até a terça-feira (28), foram realizados, no mundo todo, 3.895.142 sequenciamentos genômicos do novo coronavírus, sendo, destes, 79.147 na América do Sul, 44.120 no Brasil, 2.744 em Goiás e 1.961 em Aparecida, considerando tanto os do Programa quanto os realizados anteriormente. Ou seja, Aparecida de Goiânia é resonsável por mais de 70% dos sequenciamentos genômicos do Estado.

Por @cepaf999/Mais Goiás | Foto: Prefeitura de Aparecida