Entrevista com Fernando Vinhal, Doutor em Imunologia e Parasitologia para o Jornal O popular no dia 20/01/2022

Chega pra Cá: Fernando Vinhal, doutor em imunologia e parasitologia – O POPULAR Cientistas do mundo inteiro depositam em um mesmo site (o Gisaid.org) os resultados de sequenciamento genônico realizado nas variantes do Sars CoV2, o vírus da covid-19. São dezenas de milhares de mutações, mas os cientistas se dedicam àquelas chamadas de “variantes de […]


Chega pra Cá: Fernando Vinhal, doutor em imunologia e parasitologia – O POPULAR

Cientistas do mundo inteiro depositam em um mesmo site (o Gisaid.org) os resultados de sequenciamento genônico realizado nas variantes do Sars CoV2, o vírus da covid-19.

São dezenas de milhares de mutações, mas os cientistas se dedicam àquelas chamadas de “variantes de atenção”, que foram batizadas pela Organização Mundial de Saúde (a OMS) de alfa, beta, gama, delta e, por último, de ômicron.

O médico Fernando Vinhal, doutor em imunologia e parasitologia, é um dos milhares de profissionais que se dedicam a investigar o vírus e a acompanhar dados no Gisaid e de outras plataformas internacionais com informações precisas sobre esse vírus.

Vinhal é diretor-técnico do laboratório HLAGYN, em Aparecida de Goiânia, que já realizou quase 1,8 milhão de exames de RT-PCR e o sequenciamento genômico de cerca de 3 mil casos. Nessa conversa a gente vai entender como funciona o que ele chama de a “dança das cadeiras” entre essas variantes, quando uma nova cepa empurra a anterior e ocupa quase integralmente seu lugar.

Confira o vídeo:

Veja mais em:
https://opopular.com.br/noticias/videos/chega-pra-c%C3%A1-fernando-vinhal-doutor-em-imunologia-e-parasitologia-1.2388227