A meningite e a encefalite são inflamações no sistema nervoso que podem gerar graves sequelas e que são responsáveis pela morte de milhares de pessoas todos os anos. A meningite pode ser causada por vírus, bactérias, fungos ou por processos não-infecciosos, como lesões ou tumores, e a encefalite por bactérias, protozoários e mais de 100 tipos de vírus.
Por isso, um diagnóstico rápido e preciso não é apenas uma questão de comodidade. É uma questão de saúde pública que pode salvar vidas.
A meningite atinge cerca de 18 mil brasileiros todos os anos, sendo 47% dos casos originados por vírus, principais disseminadores da infecção.
Mesmo entre as meningites virais, o tipo de tratamento varia conforme o agente causador, o que mostra ainda mais a importância de um exame de alta especificidade e sensibilidade, como o KIT XGEN MULTI MV, teste in vitro capaz de detectar os 6 principais vírus causadores de meningite.
Realizado através do método qPCR, o PCR em tempo real, o exame proporciona o seu resultado ao mesmo tempo em que o ácido nucléico viral é detectado, oferecendo um diagnóstico rápido acompanhado da quantificação precisa dos agentes causadores.
Apesar de soberano, o diagnóstico clínico muitas vezes necessita de um auxílio diagnóstico, principalmente na fase inicial da sintomatologia, ou mesmo identificação de contactantes (COVID-19) nos casos de doenças de fácil transmissibilidade e alta mortalidade.
A utilização de ensaios moleculares, aumenta a sensibilidade, a especificidade e a capacidade de diagnósticos, possibilitando fazê-lo em poucas horas e salvando vidas por permitir, quando aplicável, o tratamento específico precocemente.
O HLAGYN, usando as mais avançadas tecnologias moleculares é capaz de detectar em poucas horas e em uma única amostra 24 diferentes patógenos, identificados separadamente cada agente etiológico, permitindo a intervenção médica precoce no tratamento específico, propondo uma redução da morbidade e mortalidade.
Enterovírus (EV), Vírus Herpes simplex 1 (HSV 1), Vírus Herpes símplex 2 (HSV 2), Vírus Varicela-zoster (VZV), Parecovírus humano (HPeV), Vírus da Caxumba (MV)
Considerado o quadro mais grave da doença, a meningite bacteriana é responsável por 34% dos casos, e apresenta uma evolução rápida que pode ser fatal se não tratada com os antibióticos corretos.
Além disso, o tratamento tardio pode resultar em sequelas graves, como danos cerebrais, perda de audição e visão e amputações de membros. Por isso, um diagnóstico preciso em tempo real, como o proporcionado pelo KIT XGEN MULTI MB, é fundamental para o início de um tratamento específico e imediato, reduzindo a chance de evolução para um quadro grave.
Realizado através do método qPCR, o PCR em tempo real, o exame proporciona o seu resultado ao mesmo tempo em que o ácido nucléico bacteriano é detectado, oferecendo um diagnóstico rápido acompanhado da quantificação precisa dos agentes causadores.
Neisseria meningitidis (Nmeng), Streptococcus pneumoniae (Spneu), Haemophilus influenzae (Haeinf)