Painel de Vírus Respiratórios


Detecção de 24 agentes simultaneamente.

As infecções respiratórias agudas, muitas vezes conhecidas no meio médico como “Sindrome gripal ou resfriado”, também muitas vezes chamadas de “viroses”, são infecções do trato respiratório alto e/ou baixo e são as principais causas de morbidade e mortalidade em pacientes pediátricos e adultos em todo o mundo. Essas infecções podem ser causadas por vírus e bactérias.

O diagnóstico clínico das doenças bacterianas pode ser realizado por um exame clínico, o que muitas vezes leva o paciente a obter uma receita médica (empírica) no próprio consultório.

Diferentemente, as doenças virais respiratórias muitas vezes chamadas genericamente de “viroses”, por muitos anos foram subestimadas devido a incapacidade em diagnosticar laboratorialmente. A falta do diagnóstico laboratorial preciso pode induzir a conduta erroneamente, ou mesmo aguardar a evolução da doença para observar melhor novos sintomas ou sinais.

Clinicamente o paciente pode cursar com uma apresenta com sintomatologia de um “resfriado comum”, inespecífico, não permitindo ao médico capacidade as diferentes causas.

Como fator preocupante, muitas vezes, pacientes pediátricos, imunocomprometidos e idosos demoram ainda mais o desenvolvimento de sinais e sintomas clínicos que podem ajudar na diferenciação e tratamento, cursando com piores prognósticos, aumentando a mortalidade. O diagnóstico precoce é capaz de diferenciar os principais agentes etiológicos das Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

Essa rapidez no diagnóstico se faz necessária para o médico poder ter a chance de mudar para um melhor desfecho clínico como: SARS-CoV-2 (COVID-19), H1N1, Vírus Sincicial Respiratório, Adenovírus, etc. Nessas doenças o tempo faz a diferença no conhecimento e ação médica.


Diagnóstico diferencial: Eficácia e assertividade.

As síndromes gripais têm diferentes etiologias, muitas delas fatais para o paciente.

O diagnóstico assertivo e a rapidez fazem toda a diferença e é o melhor caminho para o sucesso no tratamento.
O tempo do diagnóstico é o seu melhor aliado no combate a transmissibilidade do agente no convívio familiar e corporativo.

O diagnóstico precoce é o principal fator na assertividade
e eficácia do tratamento, reduzindo a morbidade e mortalidade refletindo diretamente em menores custos médicos e hospitalares.


Diagnóstico Laboratorial

Apesar de soberano, o diagnóstico clínico muitas vezes necessita de um auxílio diagnóstico, principalmente na fase inicial da sintomatologia, ou mesmo identificação de contactantes (COVID-19) nos casos de doenças de fácil transmissibilidade e alta mortalidade.

A utilização de ensaios moleculares, aumenta a sensibilidade, a especificidade e a capacidade de diagnósticos, possibilitando fazê-lo em poucas horas e salvando vidas por permitir, quando aplicável, o tratamento específico precocemente.

O HLAGYN, usando as mais avançadas tecnologias moleculares é capaz de detectar em poucas horas e em uma única amostra 24 diferentes patógenos, identificados separadamente cada agente etiológico, permitindo a intervenção médica precoce no tratamento específico, propondo uma redução da morbidade e mortalidade.

Patógenos avaliados

Adenovírus humano, Bocavírus humano, Bordetella parapertussis, Bordetella pertussis, Coronavírus 229E, Coronavírus HKU1, Coronavírus NL63, Coronavírus OC43, Coronavírus SARS-CoV-2, Coronavírus SARS-like, Enterovírus, Metapneumovírus humano, Mycoplasma pneumoniae, Rinovírus humano, Vírus Influenza A, Vírus Influenza A subtipo H1N1, Vírus Influenza A subtipo H3, Vírus Influenza B, Vírus Parainfluenza 1, Vírus Parainfluenza 2, Vírus Parainfluenza 3, Vírus Parainfluenza 4, Vírus sincicial respiratório A, Vírus sincicial respiratório B

Material

  • • Swabs: nasal, nasofaríngeo, orofaríngeo
  • • Lavado
  • • Broncoalveolar
  • • Escarro

Diagnóstico Molecular - Painel Respiratório 24 agentes
+ SENSÍVEL

Diagnóstico preciso e específico com detecção de até 24 patógenos ao mesmo tempo;

+ ACESSÍVEL

• Pronto para atender a todo momento;
• Melhor cobertura de vigilância
epidemiológica;

+ PRECISÃO

• Cobertura dos principais agentes causadores
de pandemia, epidemia e mortalidade de
pneumonias, gripes e mortes súbitas em
crianças;
• Melhor capacidade de diagnóstico diferencial
(afastando erros das chamadas “viroses”);

+ RÁPIDO

• Menor tempo de diagnóstico
(resultados a partir de seis horas);
• Auxilia a conduta médica imediatamente,
reduzindo a morbidade e mortalidade de
pacientes.

Receba nossas novidades